segunda-feira, 11 de junho de 2007

O que seria o labirinto de Creta?


Na descrição de alguns historiadores, a obra máxima e colossal de Creta era composta por milhares de caminhos que se cruzavam em complexas encruzilhadas, ruas sem saída, trechos com abismos Intransponíveis rios, penhascos, portas trancadas sem chaves. Esse labirinto não tinha teto, sua cobertura era o céu.


Esta imagem da construção do labirinto de Cnossos é intrinsecamente paradoxal: por um lado, é um cárcere; por outro, oferece o céu como limite. Como opostos que se anulam, a dupla prisão-altitude parece nos exigir uma leitura mais cuidadosa.


Qual é o sentido de se pensar e se construir um labirinto a céu aberto?


Segundo outros autores, não havia um labirinto em Creta. Mas, sim, dois. O segundo era um traçado feito no chão, que servia de esquema para uma dança sagrada: a dança de Teseu. Já outros estudiosos afirmam que o labirinto de Creta seria apenas um Palácio bastante grande, se comparado às construções do mesmo período, encontradas em Atenas. Com a grandiosidade da construção, os aposentos reais ficavam bastante protegidos. Segundo essa linha de argumentação, Cnossos seria o centro de uma civilização bastante influente no Mediterrâneo, que teve seu apogeu entre os anos 2400 e 1400 a.C.

Imagem:
1 - "desenho do palácio de Cnossos" - 2 - "Afresco de uma parede do Palácio de Cnossos. Séc. 17-15 a.C" - 3 - "Planta do palácio de Cnossos" - 4 - "ruinas do palácio de Cnossos" - 4 - "Oferendas localizadas nas ruínas do Palácio de Cnossos"

Um comentário:

Clara Luiza Miranda disse...

Ver também de Bernadete Lyra Memória das Ruínas de Creta, na verdade um livro sobre Vitória:
“Quem se obriga a amar um estrangeiro, deve ter sempre em mente o esquecimento. Se foi essa a sua escolha, que estejas sempre pronto a esquecer.” Bernadette Lyra