terça-feira, 10 de julho de 2007

O labirinto é a Matemática

Voltando ao famoso labirinto de Creta, pq a Milhares de anos mais tarde, ainda discutimos sobre o Minotauro? Porque o labirinto ainda mantém a capacidade de colocar questões pertinentes? Seremos o Minotauro no seu labirinto? Seremos Dédalo, Teseu, Ícaro?

Seremos o construtor do labirinto, o seu prisioneiro, o fugitivo, o redentor,…?

Acho que um pouco de cada um.....na verdade, de tempos em tempos, faço, inconscientemente, que minha vida de voltas e voltas, como se realmente estive em um labirinto, e em cada volta sou um desses personagens. E de tanto dar voltas, por questões de minutos, posso ser o Dédalo ( o construtor que fica preso em sua própria obra), depois Teseu (o corajoso homem que voluntariamente torna-se sacrifício ao minotauro, mais por amor desistir e trama uma fuga) e voltar a ser o Dédalo.

Existe uma série de estudos na matemática a respeito do labirinto.
O labirinto inclui dois tipos de olhar. O olhar do arquiteto que tudo conhece, panorâmico e global; e o olhar do viajante, aquele que, sem mapa, avança passo a passo no labirinto.
O tipo mais simples de labirinto é aquele que não oferece a possibilidade de escolha ao viajante. Por não apresentar encruzilhadas, o labirinto unicursal exerce seu fascínio através de enrolamentos e espirais. A única forma de percorrê-lo é ir caminhando do início ao fim. Embora o percurso seja previamente criado por seu construtor, o labirinto unicursal não pode ser conhecido através de um olhar rápido sobre o seu traçado.
Os mais interessantes labirintos sem bívios, isto é, sem ramificações, são aqueles que, através de linhas curvas, formam circunvoluções. Para alguns, o labirinto sem bívios não é propriamente um labirinto, já que não permite ao peregrino liberdade de escolha.
O outro tipo de labirinto, o mais conhecido, pelas brincadeiras de crianças, é o labirinto multicursal, aquele com ramificaçãos, bívios, que da ao peregrino a dificil taefa de decidir por onde ir, que caminho escolher, responsabilizando o proprio pelo caminho escolhido.

Nenhum comentário: